Atrelagem de volta às pistas

Charme, tradição e disputas acirradas são atrações da 2ª Copa Legendário de Atrelagem, dias 20 e 21/4, no Haras dos Sonhos, em Boituva (SP). A disputa é válida como abertura do Campeonato Brasileiro de Atrelagem da Confederação Brasileira de Hipismo.

No sábado 20, a partir das 10h, serão realizadas as disputa de Maneabilidade – a prova com cones “que será executada muito próxima ao público, para maior emoção e satisfação dos presentes”, diz Narezzi -, e o inédito Derby de Atrelagem, prova que se caracteriza pela velocidade. “As duas provas têm um percurso com passagens entre obstáculos, com uma velocidade a ser cronometrada, e com penalidades por erros e faltas que viram pontos ou segundos acrescidos no tempo do percurso. Ambas testam a destreza e habilidade do condutor, e a obediência e treinamento do animal”, esclarece Susana Cintra, diretora técnica da Associação Brasileira de Atrelagem (Abrat), entidade que comporta todas as raças e que é responsável pela organização técnica das provas, desde os regulamentos, ante-programas, até a convocação dos juízes, auxiliares, montagem dos percursos, desenhos e resultados das competições.

Com provas com um, dois e quatro cavalos, a 2ª Copa Legendário de Atrelagem contará com representantes de dez raças. A liderança em número de inscritos é do Puro Sangue Lusitano, seguido dos pôneis, Morgan, Haflinger, Bretão, Crioulo, Welsh Cobs, Mangalarga Marchador, Brasileiro de Hipismo, Clydesdale e Piquira. A expectativa dos organizadores é que a disputa reúna cerca de 70 conjuntos nas duas provas, onde a Maneabilidade, aberta a estreantes, é a mais concorrida. O Derby, por ser mais difícil e exigir maior experiência e técnica, deve contar com dez conjuntos.

Na pauta das atrações equestres do sábado, o público também vai conferir a apresentação de cavalos em liberdade, demonstrações da prova de Equitação de Trabalho, além de um feirão de cavalos de tração e raças exóticas.

O domingo 21 está reservado para um “Dia de Campo”. Além de conhecer a rotina de um haras, os interessados em aprender e experimentar a condução das atrelagens com cavalos Lusitanos terão à disposição animais, carros e a orientação de Carolina Borja, presidente da Abrat e única representante brasileira no Campeonato Mundial da modalidade em 2012. Carol vai dividir a tarefa com Patrícia Figueiredo, de Portugal, primeira estrangeira a participar do Campeonato Brasileiro de Atrelagem, uma especialista em Derby e campeã do Derby de Portugal em 2011.

Além dos eventos equestres, o Haras dos Sonhos também programou atrações extras como o balonismo e o pré-lançamento da nova BMW R 1200 GS e, ainda, test-drive com modelos variados em pista de terra. Para quem optar pelo balonismo, são duas as opções de vôo: de uma hora de duração no sábado e domingo com saída às 06h30, e outro vôo, apenas no sábado às 17h, caso o tempo permita. Esse vôo de uma hora tem custo de R$ 330,00 e precisa ser pré-agendado com Eduardo pelo fone (11) 7740-9903. A segunda opção são os vôos ancorados de dez minutos que vão acontecer das 09h às 10h30 e das 16h às 20h. O custo deste vôo é de R$ 60,00 por passageiro.

Competição em parelha na Copa Legendário de Atrelagem (por Ney Messi/Divulgação)
Competição em parelha na Copa Legendário de Atrelagem (por Ney Messi/Divulgação)

A 2ª Copa Legendário de Atrelagem e a I etapa do Campeonato Brasileiro de Atrelagem contam com organização conjunta do Haras dos Sonhos, Associação Brasileira de Atrelagem (Abrat) e da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

O evento é aberto ao público e o Haras dos Sonhos fica na Estrada Municipal Luis Suplicy s/n, que se chega pela Rodovia Castelo Branco na saída do km 122, em Boituva (SP).

Fonte: Rute Araújo