Acupuntura: equinos também merecem

Mais que um tratamento, acupuntura também pode ser utilizada para prevenir pequenas lesões em cavalos de competição.

Acupuntura é um tratamento tradicional da medicina chinesa que consiste na inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo para prevenir e tratar doenças. Depois de ganhar milhares de adeptos pelo mundo, agora ela está sendo usada também em clínicas veterinárias, e reconhecida como um tratamento útil para uma vasta gama de condições.

Muitas vezes é usada em combinação com os cuidados veterinários convencionais, de modo que o paciente experimenta das várias vantagens dos efeitos destes tratamentos combinados. Pode ser utilizada para quase todas as condições médicas, com exceção de tumores malignos, fraturas e insuficiência irreparáveis de órgãos. Para os cavalos, a acupuntura é utilizada, principalmente para aliviar sinais clínicos que incluem: rigidez, incapacidade de movimentos, irritabilidade, dores musculares, artrite, problemas digestivos, respiratórios e reprodutivos.

Por meio da inserção de agulhas, a acupuntura estimula as minúsculas terminações nervosas que realizam o envio de impulsos para o cérebro. Isto resulta em respostas do sistema nervoso que libera os hormônios necessários para o bom funcionamento dos órgãos e tecidos. Daí a necessidade de ser realizada por um médico veterinário que detém o conhecimento profundo sobre anatomia e fisiologia animal.

Um profissional que pratica a acupuntura em equinos vai olhar para todo o cavalo e não apenas para a parte doente. Deve ser avaliada, em primeiro lugar, a razão pela qual a doença se desenvolveu. Em seguida, trabalhar para que o objetivo de um tratamento de acupuntura seja atingido, que é o de restaurar o paciente a um estado de equilíbrio. Para finalizar, a acupuntura não deve ser utilizada apenas como tratamento. Ela também tem um papel valioso na prevenção, principalmente, para os cavalos de competição que são mais propensos a desenvolver pequenas lesões. Procure uma clínica especializada em reabilitação veterinária e tire suas dúvidas.

acupuntura

 

Fonte: Vet Energy