Você e seu cavalo no Hipismo&Co:
Victória Baena

Mais uma entrevista no Hipismo&Co com uma jovem amazona apaixonada por cavalos. A dessa semana é com a Victória.

harjaz

Nome:
Victória Baena

Nome do Cavalo:
Ainda não tenho um, mas os que monto atualmente chamam Jogo da Luz e Papa Léguas

Onde Monta:
Centro Hípico Granja Viana

Modalidade/altura/categoria:
Salto/ 90cm- categoria Principal

Quando você começou no hipismo? Você se lembra da primeira vez em uma hípica?

Eu comecei dez anos atrás, quando tinha apenas 6 anos. É tanta história que acabo não me lembrando da minha primeira vez em uma hípica, mas me lembro da primeira vez que montei um cavalo. Foi em um lugar chamado Companhia dos Bichos em Cotia. Naquela época acho que devia ter uns 4 anos, quando chegou a minha vez de montar não queria mais sair de cima daquele cavalinho. A partir daí me apaixonei cada vez mais por esses lindos animais.

Qual foi sua prova inesquecível?
A prova que mais me marcou foi, sem dúvida, uma prova interna em 2007. Naquele ano eu tinha passado para a categoria 0,80m, era a minha segunda prova, na pista tinham obstáculos de 0,80m e também de 0,90m. Eu era bem pequena, assim como o cavalo: um árabezinho já com certa idade, chamado Harjaz. Eu passava pelas pessoas e só as ouvia conversando impressionadas de como nós dois, tão pequenos, íamos saltar uma prova daquela altura. Então quando concluímos nossa pista, lá estava o resultado no cronômetro. Aquela foi nossa última prova juntos e pra fechar com chave de ouro, nada poderia ter sido melhor do que um primeiro lugar e um galope da vitória! É uma ótima lembrança do Harjaz, que no mesmo ano já se juntou as milhões de estrelas no céu.

Você tem algum ritual antes da prova?
Toda vez que estou indo montar um cavalo para entrar no paddock, fecho os olhos e me imagino no galope da vitória com o Harjaz e peço que olhe por mim para que tudo corra bem.

Qual seu concurso preferido no Brasil?

Daqueles que posso participar, acho que é o Campeonato Paulista.

Existe alguma prova da qual gostaria muito de participar?

Gostaria de participar da Copa Agromen, pois é em uma hípica que nunca fui.

Qual seu ídolo no esporte?´

É a amazona australiana Edwina Tops-Alexander

O que você mais gosta no ambiente hípico? E o que você mudaria?

O que mais gosto é o fato de poder conciliar o encontro com meus amigos e andar a cavalo, podendo relaxar e dar um tempo de toda aquela rotina estressante da escola. Acho que eu construiria áreas, como piquetes, em que o cavalo pudesse se sentir mais a vontade e livre.

O que o hipismo mudou na sua vida?

Além de ocupar meus finais de semana, é um esporte que me ensinou a fazer escolhas com mais confiança. Certamente me ajudou muito no dia a dia.
 
Você tem alguma música ou filme que te inspira nos seus treinos? Qual?
A música “I am not afraid” do Eminem, que me motiva muito, não importando as consequências. Minha frase preferida é: “We’ll walk this road together, through the storm/ Whatever weather, cold or warm”.
 
Qual foi o cavalo que mais te deu alegria e porque?
O cavalo que me deu mais alegria foi o Harjaz, porque além de ser um grande amigo, eu podia colocar toda a minha confiança nele. Ele não tinha maldade alguma e sempre quis me ensinar, pois mesmo nas quedas, dava para perceber que ele não fazia por mal. Várias vezes depois de me derrubar, ficava ali parado me olhando, ele não fugia correndo como os outros cavalos. Ficava se certificando de que eu realmente não estava machucada.
 
O que seu cavalo representa pra você?
Aqueles que eu monto representam muita coisa para mim, mas principalmente animais com quem posso me comunicar não somente pela fala, mas pelo olhar. Eles estão sempre lá com aqueles olhos grandes, parecendo que estão olhando além de mim.
981557_640233946005086_1828023912_o
1044847_655624247799389_118587540_n
297899_616877298340751_762965785_n

Veja as outras entrevistas da seção “Você e seu cavalo no Hipismo&Co” aqui.

Se quiser participar dessa seção. Nos envie suas respostas com no mínimo duas fotos para o e-mail contato@hipismoeco.com.br

Fotos: Arquivo Pessoal Victória Baena