Você e seu cavalo no Hipismo&Co:
Lucas Passos

O Hipismo&Co inaugura mais uma seção : “Você e seu cavalo no Hipismo&Co”.
Toda terça publicaremos uma entrevista descontraída com amazonas e cavaleiros brasileiros, que nos contarão um pouco da sua vida no esporte.
Colabore com o blog! O próximo entrevistado pode ser você!

Começaremos com a entrevista do cavaleiro Lucas de Curitiba.

lucas_passos3

Nome:
Lucas Passos

Nome do Cavalo:
Chandover

Onde monta:
Sociedade Hípica Paranaense

Modalidade/altura/ categoria:
Salto, 1.20m, Jovens Cavaleiros

Quando você começou no hipismo? Você se lembra da primeira vez em uma hípica?
Comecei em 2006. Quando despertou em mim o interesse por cavalos, então resolvi procurar algo relacionado a isso em Curitiba, e fui parar na Hípica Paranaense. Adorei já na primeira aula o esporte e a hípica e desde então sigo praticando Hipismo.

Qual foi sua prova inesquecível?
A minha prova inesquecível foi ano passado. Meu cavalo passou mal duas semanas antes do CSN MD Curitiba, ficou parado essas duas semanas, treinei apenas um dia e saltei o Mini-GP de 1,25m. Ele me surpreendeu naquele dia. Com mais de
100 conjuntos, apenas 12 no desempate, grandes nomes e bons cavalos participando e nós ficamos em terceiro lugar. Foi realmente memorável!

Você tem algum ritual antes da prova?
Não sei se posso dizer que é um ritual, mas sempre antes de entrar na pista, agrado meu cavalo, falo “vamos zerar?” e começo meu percurso.

Qual seu concurso preferido no Brasil?
Para assistir, sem dúvida, o Athina Onasis é o melhor. Já tive a oportunidade de saltar o  CSN Derby no Clube Hípico de Santo Amaro e gostei muito.

Existe alguma prova da qual gostaria muito de participar?
O Athina Onasis, que é a melhor prova da América Latina, com cavaleiros internacionais. Participar de uma prova assim seria muito especial.

Qual seu ídolo no esporte?
Gosto bastante do César Almeida, não só pela técnica que é indiscutível, mas também pela humildade. E também do Bernardo Alves, gosto muito do estilo dele montar.

O que você mais gosta no ambiente hípico? E o que você mudaria?
Gosto de tudo, passo horas na hípica, sempre tem algo para fazer, montar, conversar com os amigos, ou simplesmente escovar meu cavalo e levar pra pastar. Não vejo nada que mudaria. É claro que o ambiente não é perfeito, tem seus pequenos defeitos como qualquer outro lugar.

O que o hipismo mudou na sua vida?
Mudou completamente minha vida. Me fez aprender a pensar antes em meu cavalo do que em mim, me tornou mais competitivo, me deu determinação e disciplina pra querer ganhar. Hoje eu tenho uma vida inteira que gira em torno disso.

Você tem alguma música ou filme que te inspira nos seus treinos? Qual?
Gosto muito da música Stand Up do Right Said Fred, acho que tem tudo a ver com o hipismo e competições.

Qual foi o cavalo que mais te deu alegria e porque?
Sem dúvida o Chandover, cada dia me ensina algo novo, cada prova que zeramos é uma felicidade de como se fosse a primeira. Me divirto muito com ele, desde assití-lo pastando, até um simples minuto de prova. Nós dois, nesses três anos juntos, vencemos muitos desafios e limites, que ninguém acreditava, essa sensação é muito boa.

O que seu cavalo representa pra você?
Representa tudo, é ele com quem eu passo mais horas do meu dia. Peço todos os dias pra que ele tenha saúde e que se alguma coisinha tiver que acontecer, como dor, ou machucado, que aconteça comigo e não com ele. Ele é muito especial para mim!

lucas_passos1 lucas_passos2

Se quiser participar dessa seção. Nos envie suas respostas com no mínimo duas fotos para o e-mail contato@hipismoeco.com.br

Fotos: Arquivo Pessoal – Lucas Passos