Você e seu cavalo no Hipismo&Co:
Lorena Fittipaldi Cysneiros

Hoje é terça, dia de entrevista aqui no Hipismo&Co. Hoje vamos conhecer a amazona do Rio de Janeiro, Lorena.

482435_10201318532991980_245718177_n

Nome:
Lorena Fittipaldi Cysneiros

Nome do Cavalo:

Golden Sky, Sensata, SS Helênita e no sítio Aldebaran, Amy Lee e Sally

Onde monta:
Círculo Militar de Polo e CIG, Rio de Janeiro.

Modalidade/altura/categoria:
No salto 1,20, mas também pratico CCE no Nível 1 ou 90cm.

Quando você começou no hipismo? Você se lembra da primeira vez que esteve em uma hípica?
Comecei na escolinha do Colégio Militar do RJ no final de 2005, onde aprendi o básico.
Em 2007 fui para o Círculo Militar e monto lá até hoje. Sempre gostei de cavalos e de estar perto deles.

Qual foi sua prova inesquecível?
Tenho muitas. Guardo na memória o Campeonato Estadual de 2011 em que fui Vice-Campeã com um cavalo muito amado, porém que não era meu (JCR Balantine). Não guardo pelo resultado e sim por ter sido a última vez em que o montei, ele foi vendido no último dia de prova.
No CCE jamais irei esquecer de minha primeira prova! Sempre treinei sozinha o CCE e fiquei orgulhosa de mim e de minha égua Sensata, pois fomos Vice Campeãs no Estadual em 2012. Nesse dia meu instrutor, Almeida, foi para lá apenas para ficar comigo e me ajudar no que precisasse, mesmo não gostando desta modalidade.

Você tem algum ritual antes da prova?
Eu rezo. Costumava usar pingentes de cavalo simbolizando minha égua Antara e sempre pedia a ela para que tudo corresse bem. Agora rezo por ela e pelo meu instrutor Sargento Almeida, não por uma vitória, mas para que não aconteça acidentes. Uso meias da sorte também, bem coloridas.

Qual seu concurso preferido no Brasil?
Athina Onassis Horse Show.

Existe alguma prova da qual gostaria muito de participar?
Alguma prova de CCE em Barretos e o Agromen que nunca fui, entre outras.

Qual seu ídolo no hipismo?
Meu instrutor em primeiro lugar, o eterno Sargento Almeida. Marcus Ehning e Edwina Alexander

O que você mais gosta no ambiente hípico? E o que você mudaria?
Eu gosto de estar com cavalos, gosto de estar perto deles. Sentar dentro da baia de meu cavalo Golden e ficar ali com ele ouvindo rádio e cantando, já é o suficiente para me deixar feliz o dia inteiro. Gosto de meus amigos, conheci pessoas muito especiais dentro das pistas. Porém mudaria muitas coisas, boatos, fofocas… Não suporto isso e no mundo hípico tem muito.
Gente que não te conhece, mas te julga. Gente que deseja mau a você e seu cavalo por pura inveja. Não suporto!

O que o hipismo mudou na sua vida?
Sempre fui calada e fechada em relação a pessoas, com poucos amigos. O Hipismo me deu mais auto-confiança, força e coragem. Aprendi a perder sem chorar e a ganhar sem levantar o nariz para os outros. No CCE aprendi simplesmente um pouco de tudo. Desde a ter mais concentração e responsabilidade para decorar uma reprise assim como ter uma coragem e confiança absurda para correr no cross. Tudo o que sou devo aos momentos em que estive em cima de um cavalo.

Você tem alguma música ou filme que te inspira nos seus treinos? Qual?
Meu filme favorito é ”Beleza Negra” (Black Beauty) não me inspira exatamente em meus treinos, mas levo como exemplo em minha vida..O livro também é muito bom.

Qual foi o cavalo que mais te deu alegria e porque?
Todos meus cavalos me dão ou deram alegrias. Antara foi meu primeiro cavalo/égua, ela era a mais feia da hípica quando a comprei. Ficamos juntas por cinco anos, mas a intenção era ser pela vida inteira. Ela se foi dia 14/10/12, o pior dia de minha vida. Guardo no coração meu pequeno pangaré Hércules que relinchava ao me ver e corria em minha direção. Ele também partiu ano passado. Golden vem me enchendo de força e alegrias ultimamente, graças a ele salto 1,20m. Ele vem me mostrando que eu sou capaz de chegar aonde eu quiser, desde que confie nele, claro. Sensata foi a que mais me surpreendeu, porque simplesmente foi descartada. Ninguém conseguia a montar, ela era feia e incontrolável e hoje saltamos de cabresto, fazemos CCE e nos divertimos muito juntas. São muitas histórias, irei parar por aqui.

O que seu cavalo representa para você?
Meus cavalos são parte de mim. NUNCA vendi um cavalo meu e espero nunca precisar fazer isso. Eu não seria capaz de vender um amigo. Cada cavalo meu representa alguma coisa para mim, cada um tem seu jeito, qualidades e defeitos. Amo todos da forma que são, representam meu mundo.

VICT-142-(1) prova-interna-4--cross-e-dia-do-esporte-012 Nacional-de-PMES-252 NACIONAL-CCE-020 NACIONAL-CCE-017 cariocão-2011-294 CARIOCA-DE-CCE-e-6°-Etapa-cmpolo-238 602292_10200230879001310_282670722_n

Veja as outras entrevistas da seção “Você e seu cavalo no Hipismo&Co” aqui.

Se quiser participar dessa seção. Nos envie suas respostas com no mínimo duas fotos para o e-mail contato@hipismoeco.com.br

Fotos: Arquivo Pessoal Lorena Fittipaldi Cysneiros