Você e seu cavalo no Hipismo&Co:
Isabela Cristina L. de A. Soares

Hoje a entrevistada é a amazona Isabel de 11 anos.

Carmel

 

Nome:
Isabela Cristina L. de A. Soares

Nome do Cavalo:
Isadora, Lina, Balantines, Taipã, Feiticeira, Brisa e a minha Carmel

Onde monta:
Círculo Militar de Polo e na Sociedade Hípica Brasileira (SHB), Rio de Janeiro.

Modalidade/altura/categoria:
Estou iniciando no Salto. Com minha Carmel já fiz 1,00m e estou avançando. Vou começar adestramento e Cross. Estou  em busca do CCE.

Quando você começou no hipismo? Você se lembra da primeira vez que esteve em uma hípica?
Comecei o contato com cavalos desde os 3 anos de idade. Como não tinha idade para ser aceita nas aulas de equitação e minha mãe tem pavor do temperamento dos pôneis, acabei indo para Equoterapia na CERVIM, no CMPOLO. Com 7 anos (2005) fui matriculada nas aulas de equitação na Escola de Cavaleiros do CMPOLO. Hoje, com 11 anos (2013) tenho aulas na Escola de Equitação Hermes Vasconcellos (SHB) e continuo no CMPOLO.

Qual foi sua prova inesquecível?
Posso citar a minha primeira prova de salto, na categoria 0,60m com o Ballantines. Fui para o pódio pela primeira vez. Mas para uma prova inesquecível vou escolher a do ano passado (2013), na Temporada Hípica do CIG. Eu tinha sofrido uma queda que me deixou 3 semanas fora das aulas. Assim que meu ortopedista me liberou, embora todos estivessem receosos, me inscrevi no que seria o meu primeiro salto oficial em 1,0m, em uma prova de duplas. Foi fantástico!!! Fui a amazona mais veloz da prova. Fiquei muito feliz!!!

Você tem algum ritual antes da prova?
Converso com minha égua e faço uma oração com minha mãe pedindo à Deus uma prova limpa e livre de acidentes.

Qual seu concurso preferido no Brasil?
Só tenho 11 anos e só este ano os concursos me chamaram atenção. Não dá para escolher um preferido, ainda. Mas, gostei de assistir o Concurso de Aniversário do Jubileu da SHB, em 2013.

Existe alguma prova da qual gostaria muito de participar?
Só participo das provas da Federação Equestre do Rio de Janeiro, categoria escola. Mas quero muito iniciar as provas na categoria Mini-mirim e alcançar os grandes concursos. Estou no passo-a-passo para grandes conquistas em Concursos importantes.

Qual seu ídolo no hipismo?
Eu não tenho um ídolo. Nunca pensei nisso antes. Mas, vou destacar a Amazona Giulia Scampini, de 16 anos que foi campeã do Troféu Perpétuo Roberto Marinho, em novembro 2013. Imagina!!! Ela também venceu o Campeonato Sul Americano Júnior. Quanto eu tiver 16 anos quero fazer conquistas assim.

O que você mais gosta no ambiente hípico? E o que você mudaria?
Eu gosto do convívio com os cavalos, a superação e a aprendizagem. Sabe que a sensação de tomar as rédeas e obter resultados positivos é muito boa! E levo isso para minha vida, também. O que eu mudaria? Eu mudaria a forma como as pessoas se tratam. Não gosto de discriminação. E vejo muito isso acontecer. Inclusive já senti o que é ser discriminada no mundo do hipismo por não pertencer a um grupo, pelo cavalo SRD (Sem Raça Definida), pela sela simples, enfim. Mudaria isso, se pudesse. O esporte vale pelo esporte, pelo que o cavalo nos proporciona nos conduzindo em seu dorso.

O que o hipismo mudou na sua vida?
Eu era uma criança insegura, tímida. Hoje estou me tornando uma adolescente mais confiante. E  isso vou levar para minha vida toda. Você conseguir fazer parceria com o um ser forte e conquistar os objetivos com ele, trabalhar em equipe e saber que tudo ao mesmo tempo depende de você é muito interessante e me inspira.

Você tem alguma música ou filme que te inspira nos seus treinos? Qual?
Os filmes da FLIKA – a amizade de uma égua linda e maravilhosa com uma garota. O filme Spirit – Concel indomável. Secretariat. Gosto muito destes filmes. A música vou destacar as do filme Spirit , do cantor e compositor Paulo Ricardo, É Hora de Lutar e Não toque em mim.

Qual foi o cavalo que mais te deu alegria e por quê?
Todos os cavalos da escolinha que montei me deram alegrias.  Mas ter uma égua para chamar de sua é tudo de bom. A Carmel é a primeira égua que é minha de fato. Com ela as provas ficam mais fáceis e sinto segurança. Pronta para qualquer desafio que ela puder me levar.

O que seu cavalo representa para você?
Como disse ganhei meu primeiro cavalo muito recentemente, mas posso dizer que a Carmel representa muitas oportunidades e possibilidades na minha vida no hipismo, como iniciante. Amor infinito por ela. Meus pais estavam procurando um cavalo para me dar e procuraram em vários lugares e meu coração só tinha espaço para Carmel. Era quase impossível tê-la porque ela era o xodó do meu treinador. Mas, como confio que as orações são ouvidas por Deus, o treinador ofereceu a Carmel como negócio e meus pais compraram e me presentearam com a égua que tanto me traz alegrias.

DSC01999 DSC02142 Feiticeira