Você e seu Cavalo no Hipismo&Co:
Gabriela Scharf

A entrevista de hoje no Hipismo&Co é com uma amazona da modalidade adestramento. Vejam a entrevista e conheçam a Gabriela e seu cavalo Ícaro.

scharf6

Nome:
Gabriela Scharf

Nome do Cavalo:
Ícaro da Mata

Onde monta:
Centro Hípico Pedra Branca – Niterói – RJ

Modalidade/altura/ categoria:
Adestramento, Média I

Quando você começou no hipismo? Você se lembra da primeira vez em uma hípica?
Comecei no hipismo aos 11 anos de idade. Sempre gostei de cavalos, então meus pais resolveram me matricular para ter aulas de equitação. Comecei no salto, mas em 2010 participei do Campeonato Carioca de Adestramento, a partir daí me apaixonei e comecei a me dedicar a esta modalidade.
A primeira vez que estive em uma hípica eu fiquei encantada, pois achava os cavalos enormes e maravilhosos.

Qual foi sua prova inesquecível?
A minha primeira prova de Adestramento com meu primeiro e atual cavalo, Ícaro da Mata. Ele já foi um cavalo extremamente assustado, na nossa primeira prova, que foi na etapa do Campeonato de Adestramento Nacional (CAN) no Rio de Janeiro em Deodoro, no primeiro dia ele se assustou no meio da reprise,  apesar de termos concluído a reprise,  fiquei muito triste e aborrecida, com medo de não obter sucesso na prova. Porém, no segundo dia de prova, fizemos uma reprise espetacular, que nos garantiu o primeiro lugar nessa etapa do CAN. Hoje ele é um cavalo muito mais calmo e receptivo, graças aos cuidados e ao carinho que ofereço a ele.

Você tem algum ritual antes da prova?
Gosto de assistir filmes e escutar músicas inspiradoras, que façam meu coração bater mais rápido. Também converso muito com meu Ícaro, isso ajuda a nos acalmar e a nos concentrar.

Qual seu concurso preferido no Brasil?
Gosto muito de assistir ao Athina Onassis Horse Show. O mais importante que já participei foi da etapa do CAN, em 2011, que também é maravilhoso.

Existe alguma prova da qual gostaria muito de participar?
Sim. Gostaria muito de participar de todas as etapas existentes em um ano do CAN, que ocorrem em diversos estados.

Qual seu ídolo no esporte?
Gosto muito do Edward Gal.

O que você mais gosta no ambiente hípico? E o que você mudaria?
A oportunidade de sentir vários corações de cavalos batendo em um mesmo lugar. Aqui, no Rio de Janeiro, gostaria que as hípicas também focassem no Adestramento, não somente no Salto, que é o que acontece. E com certeza, garantiria maior apoio financeiro e diminuição de custos no esporte, aos cavaleiros de base que, como eu, querem “ser alguém” no hipismo.

O que o hipismo mudou na sua vida?
Tudo. Hoje sou uma pessoa com ideais, pensamentos, características, rotina, enfim, tudo diferentes, graças ao maravilhoso esporte que os cavalos me permitem praticar.

Você tem alguma música ou filme que te inspira nos seus treinos? Qual?
Sim. Secretariat é um filme que me traz muita alegria e coragem.

Qual foi o cavalo que mais te deu alegria e porque?
O meu atual cavalo é o que mais me traz alegria. Meu Ícaro faz de mim uma pessoa melhor e de bem com a vida, sempre.

O que seu cavalo representa pra você?
Ele é minha inspiração, minha força de vontade, minha coragem pra seguir em frente, minha motivação, minha alegria, meu orgulho, minha confiança, meu melhor amigo.

scharf5 scharf4 scharf3 scharf2