Proibição de esportes equestre

Será que a proibição de esportes que utilizam equinos é o melhor?

Semana passada vários questionamentos sobre o trato dos cavalos nos esportes vieram até mim. Alguns falavam até da proibição do hipismo. Pessoas me perguntaram sobre uso de embocaduras, li um texto sobre um famoso homem dos cavalos que acredita que se deve proibir o Piaffe no adestramento, vi profissionais perderem a cabeça com seus cavalos e ainda soube de celebridades que lutam para acabar com uso de equinos nos esportes.

Não vou ficar aqui pregando que os nossos animais são bem cuidados e que por isso não sofrem com a pratica do esporte e também não vou dizer que acho crueldade colocar animais para fazer atividades como salto, laço, adestramento e etc.

Confesso, que mesmo praticando hipismo, muitas vezes me questiono sobre essas questões, fico muito preocupada com o bem estar do meu cavalo e já pensei em tira-lo do esporte. Mas também o vejo feliz e bem tratado.

As vezes acho que passa dos limites esse radicalismo de; cavalos sofrem no esporte, que os freios machucam, que animais sofrem em certas modalidades, ou ainda em todas as modalidades (como dizem os mais exagerados). Mas em contra partida vejo algumas crueldades que não são aceitáveis, mesmo com regras de boa conduta nos esportes essas ações de maus tratos continuam acontecendo.

Paro e penso como poderia ser evitado atitudes como, bater na cara de um cavalo após um erro, passar produtos para queimar canelas, jogar varas nas patas do animal, espancar alegando estar corrigindo, e muitas outras que me doem o coração só de pensar. Será que a única maneira de não vermos essas coisas seria a proibição dos esportes equestres?

Não gostaria de ver o hipismo chegar ao ponto em que só a proibição seja a solução. Espero que um dia as pessoas do mundo do cavalo entendam que esses animais maravilhosos, que são tão prestativos com os humanos, não merecem sofrer apenas para que seus cavaleiros ou amazonas se sagrem campeões.

proibição

 

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.

Siga o Hipismo&Co no Twitter.

Siga o Hipismo&Co no Instagram. @hipismoeco.

Inscreva-se no canal do Hipismo&Co no Youtube.