Por ouro em 2016, hipismo anuncia convênios e seleções permanentes

A Confederação Brasileira de Hipismo tenta desenvolver a estrutura do esporte no país. Nesta terça-feira, em evento no Jockey Club de São Paulo, a entidade anunciou a parceria com o Ministério do Esporte em convênios para as seleções permanentes de Salto, Adestramento e Concurso Completo de Equitação (CCE). O apoio financeiro busca melhorar as condições dos atletas que moram no Brasil. Os valores, no entanto, ainda não foram confirmados.

Além disso, o CBH está finalizando a parceria com o BNDES, através do Plano Brasil Medalhas, para cinco cavaleiros que vivem fora do país. Rodrigo Pessoa, Álvaro Affonso de Miranda Neto, Bernardo Alves, Marlon Zanotelli e Pedro Veniss serão os atletas beneficiados pelo projeto.

A entidade também anunciou a criação de uma comissão técnica permanente para as seleções. Salto, com 13 atletas, CCE, com 15, e adestramento, com 16, terão duas equipes sêniores cada e outras de base. O presidente da CBH, Luiz Roberto Giugni, comemorou as parcerias.

Secretário de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser também falou da importância do apoio ao hipismo rumo aos Jogos de 2016. O Brasil tem, até o momento, um ouro olímpico e outros dois bronzes no esporte.

Uma das referências do esporte no país, Rodrigo Pessoa afirma que as mudanças representam um passo significativo do país rumo aos Jogos de 2016. Representante do Brasil em Jogos desde 1992, em Barcelona, o cavaleiro afirma que a equipe nunca teve as condições que terá a partir deste ciclo.

O próximo passo, segundo o presidente da Confederação, é anunciar as equipes e as comissões permanentes. Por enquanto, o neozelandês Mark Todd, bicampeão olímpico no salto e que treinará o CCE, e Jean-Maurice Bonneau, no salto, estão confirmados. Há a negociação com um técnico inglês para a equipe de adestramento.

Atletas estiveram presentes em coletiva para anunciar seleções de hipismo (Foto: João Gabriel Rodrigues)
Atletas estiveram presentes em coletiva para anunciar seleções de hipismo (Foto: João Gabriel Rodrigues)

Fonte: Globo.com