Polêmica sobre eliminação de Bertram

Esporas ou não esporas, muito ou pouco sangue, elimina ou não elimina e muita polêmica.

O post de ontem aqui no blog causou muita polêmica. O cavaleiro Bertram Allen foi eliminado por ter sangue em seu cavalo, após ter saltado o desempate do GP no Olympia Horse Show e ter feito o menor tempo.

No Facebook muitos defenderam a regra da FEI, que elimina o conjunto se o animal apresentar qualquer vestígio de sangue ao terminar o percurso. Outros questionaram a atitude do comissário, pois o ponto de sangue parecia muito pequeno.

Eu acho que regra é regra e deve ser seguida, porém com toda essa polêmica li a respeito de casos onde o regulamento não é cumprido. Não sei se é verdade, mas li um texto e vi fotos de um conjunto do Enduro que terminou a prova com muito sangue saindo da boca do cavalo e mesmo assim não foi eliminado.

Acho que o caso de ontem com o irlandês pode ter sido até exagero, mas não sou contra a eliminação, pois infelizmente para poder acabar com alguns excessos o regulamento tem que ser rigoroso. Porém acho que a FEI deveria rever seu regulamento e colocar essa pratica em todas as modalidades e em todos os eventos.

O artigo do regulamento de salto da FEI que fala a respeito da desqualificação por causa de sangue é o  242.3.1 – “Mandatory Disqualification – Horses bleeding on the flank(s), in the mouth or nose or marks indicating excessive use of spurs or of the whip anywhere on the Horse” (tradução: Desqualificação Obrigatórisa-  “cavalos com sangramento no flanco(s), na boca ou nariz ou marcas que indicam o uso excessivo de esporas ou do chicote em qualquer lugar do cavalo”).

Vi alguns comentários dizendo que o sangue no cavalo Quiet Easy de Bertram foi consequência de maus-tratos. Eu não conheço o cavaleiro e muito menos sei como é o trabalho dele com seus animais. Acho que ele pode ter machucado seu animal pela primeira vez e não teve a intenção, por isso acredito que acusa-lo de maltratar Quiet Easy pode ser um exagero. Mas isso é apenas minha opinião. De qualquer forma sendo ou não intencional ele foi eliminado e terá que aceitar isso.

Vim aqui nesse post deixar minha opinião sobre essa polêmica e adorarei ouvir a sua também. Pode deixe um comentário aqui nesse post, para podermos abrir uma discussão saudável sobre o assunto. Pois acho muito importante falarmos sobre temas que visam o bem estar dos nossos queridos cavalos.

polêmica
Ponto de sangue no cavalo Quiet Easy (foto de Horsetalk)

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.

Siga o Hipismo&Co no Twitter.

Siga o Hipismo&Co no Instagram. @hipismoeco.

Inscreva-se no canal do Hipismo&Co no Youtube.