Os cavalos que irão defender o Brasil no Mundial de Cavalos Novos na Bélgica

 Foram seis as seletivas realizadas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro para definição dos 20 finalistas das categorias de Cavalos Novos 5, 6 e 7 anos para FEI World Breeding Championship for Young Horses, promovido anualmente pelo Stud Zangersheid, propriedade de Leon Melchior, em Lanaken, Bélgica, entre 23 e 29/9.

A  decisão do campeão de cada categoria aconteceu em duas provas no último final de semana, em 6 e 7/8, juntamente com o Campeonato de Hipismo Paulista de Seniores no Helvetia Riding Center – em Indaiatuba (SP).

O primeiro conjunto a garantir a vaga para o Mundial foi na categoria Cavalos Novos 5 anos com Edison de Aguiar Coutinho montando Radiator JMen, um filho de Ritual JMen em Centauro. Sagrou-se vice-campeão Rafael Ribeiro apresentando HFB Gibraltar Climber, um filho de Gem of India em Ladosco. 

Na categoria 6 anos, o jovem talento carioca Felipe Amaral levou a égua Jocelyn Tok de Joter, uma filha de Cardento em Ahorn Z, à vitória. Enquanto o vice-campeonato coube a Leandro Serrano Giunchetti apresentando Navarco Campeche, um filho de Sidney Método em Rincon Weltmeister.

Finalmente, na categoria Cavalos Novos 7 anos, sagrou-se campeã Gabriela Placco dal Ava com sua Princess Emily do BF, uma filha do garanhão Emilion na consagrada égua Princess Brenda, que trouxe inúmeras vitórias ao cavaleiro top Bartolomeu Bueno de Miranda, o Totty. 

Em um páreo acirrado pelas primeiras colocações, José Roberto Reynoso Fernandez Filho levou Dinorah Mystic Rose, filha de Sucesso Método em Doncaster, e Highlander JMen Sanol Dog Protécnica, filho de Heartbreaker em Piloto, à 2ª e 3ª colocação.

Em cada uma das etapas a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Hipismo distribuiu uma premiação especial, e na Final, em parceria com a CBH, o primeiro colocado de cada categoria (5, 6 e 7 anos) foi premiado com passagem aérea, além de frete aéreo do animal para o FEI World Breeding Championship for Young Horses. Os vice-campeões e terceiros colocados de cada categoria também estão habilitados para a competição, com despesas por conta dos proprietários do animal.

Edison de Aguiar Coutinho com Radiator JMen (Foto Tupa Vídeo)
Felipe com Jocelyn Tok de Joter (Foto Tupa Vídeo)
Gabriela e Princess Emiliy (Foto Tupa Vídeo)

Fonte: FPH – Carola May e Samantha Sutherland