O cavalo mais importante do Haras

O conto desse mês escrito por Neyd Montingelli fala sobre um potro que já nasceu predestinado a ajudar uma pequena princesa.

potroy1

 

O cavalo mais importante do Haras

– O nome dele será Troy, como o cavalo da filha da Princesa de Mônaco. Ele será o meu presente para a minha princesa.  – O patrão observa o trabalho de parto de sua égua preferida.- Daqui a 3 anos vocês verão o nome desse cavalo em todos os Grandes Prêmios do Brasil. O pai dele foi Campeão 27 vezes na última temporada. Ele será o cavalo mais importante deste Haras.

Logo o potro escuro e sonolento está ao lado da mãe. Os dias foram passando e o pequeno Troy, ficou realmente pequeno. Enquanto os demais potros cresciam, engordavam e deixavam a companhia da mãe, este continuava mamando e recebendo os cuidados dos veterinários. Demorou em pular e correr no pasto. Suas pernas eram mais curtas e o seu andar tinha um rebolado engraçado, sincronizado. Seu pelo era macio como de um cão. Crina e cauda pareciam cabelo de gente,  sedosos e brilhantes. A doma foi feita tão rapidamente que deixou a todos espantados. O patrão não sabia o que fazer com aquele cavalo tão dócil. Tinha um andar estranho, mas não possuía nenhum defeito que o impedisse de galopar; tinha as pernas mais curtas, mas era forte o bastante para sustentar o peso de um adulto. Só não corria. Todos no Haras amavam o animal e o tratavam como da realeza. Apesar de sua excelente genética, Troy não serviu para as pistas de corrida. O patrão dizia que ele seria então um cavalo de salto para sua princesa amazona.

–  .  –

O quarto cor-de-rosa, com tema de princesa amazona já estava pronto. O berço finamente confeccionado em dourado com um longo mosquiteiro de laços e minúsculos cavalinhos, era o ponto alto da decoração.  Aliás, cavalinhos róseos, lilases e brancos eram o que não faltava naquele mimo de dormitório infantil.

A princesa estava sendo esperada para abril, mas fevereiro estava no começo e o quarto, o enxoval e a ansiedade já estavam prontos.

-O nome dela será Charlotte, como a filha da Princesa de Mônaco.-Dizia a mãe.

Ainda faltavam dias para a chegada da princesa. Nadia  pre-ci-sa-va muito ir buscas os enfeites de cavalinhos da cortina e o mini uniforme de amazona. Apesar do marido ter prometido que iria na Hípica buscar, ela não se conteve e mesmo sob os protestos da empregada, pegou o carro e foi até lá.

Na volta, o trânsito estava muito congestionado e a garoa do final da tarde veio para refrescar a tarde quente e deixar a rua escorregadia. Foi o que bastou para que Nádia batesse na traseira de um caminhão resultando em um engavetamento na BR. A ambulância logo chegou, mas demoraram em retirá-la do carro e para notar que a bolsa estava rompida. Foi levada ao hospital e Charlotte nasceu horas depois.

Dias depois o patrão chega no Haras e vai até as baias do fundo. Anda sem olhar para os lados. O movimento dos cavalos, a lida dos funcionários, o cumprimento cordial deles, não é percebido. Ele anda olhando a ponta da bota tocando o chão. Um fungar no seu cotovelo o tira do seu transe. Afasta as lágrimas com as costas de uma mão e com a outra afaga a testa de Troy. O animal parece entender e fica ali, com sua enorme cabeça escura encostada no seu ombro, solidário a dor do homem.  Depois o acompanha até a entrada da casa e fica na porta, como um cão.

Dois anos se passam. O choro foi só naquele dia. Agora o patrão é um homem animado e a sua princesa preenche todo o seu tempo livre e todo seu amor.

Como o patrão disse no dia que ele nasceu, Troy é o cavalo mais importante do  Haras, realmente. É o cavalo de sua princesa Charlotte.

Troy tinha a melhor genética possível. Era para ser um campeão das pistas. Mas a natureza não quis assim. A sua condição física o fez pequeno, pernas curtas,  com um gingado no andar e manso como um cãozinho.

Por sua vez, Charlotte nasceu princesa do quarto cor-de-rosa e do coração da família. Isso é a verdade. Ela é a amazona do minúsculo uniforme de equitação e usa bota, capacete e luvas. Isso também é verdade.

A princesa nasceu para ser o conjunto do melhor cavalo do Haras. Mas, nem tudo é como planejamos. Umas coisas mudam no caminho, outras se ajeitam, outras nascem para fazerem par, para servirem, para amar e serem amadas.

Troy nasceu para ser vencedor, campeão. Não deu. No entanto transformou-se no maior campeão do coração de uma menina, de uma família. O companheiro de exercícios, de brincadeiras, de passeios. O amigo inseparável.

Por conta da fatalidade, daquele acidente de carro com a mãe grávida, um bebê ficou sem oxigênio para as células cerebrais durante o parto demorado. Paralisia cerebral é a doença e embora o seu desenvolvimento mental seja normal, a musculatura das pernas ficou bem comprometida.

Os médicos aconselharam a equoterapia para melhorar a motricidade, firmeza do tronco e tônus muscular e controle postural. O trabalho com o cavalo desenvolve a autoconfiança, segurança, disciplina, concentração e o relacionamento com as outras pessoas.

Charlotte, a princesa do patrão agora é a companheira de Troy e com ele faz todos os dias os exercícios de equoterapia, sob os olhares atentos de todos.  Os pais nem lembram mais das enormes aspirações que nutriam pela criança. Transformaram em esperanças por “mais um dia”, “mais uma conquista”. “Um dia ela vai andar” é só esse o desejo dos pais e de Troy.

Troy é o campeão do Haras. Charlotte é a campeã das conquistas. Os dois fazem o conjunto perfeito de superação dos obstáculos da vida.

potroy2

Conto de Neyd M.M.Montingelli.
Neyd nasceu e mora em Curitiba, casada, tem 4 filhas e 1 neto, formada em Psicologia, com especializações em Nutrição, Queijos, Leite e outros cursos na área de animais. Já teve criação de Cabras e um Laticínio. É aposentada pela Caixa Econômica e agora escreve sobre a família, crônicas e contos tendo 8 livros já publicados.

Fotos: Jota Design por JuRibas