Maringá recebe a V Copa Catuaí de Hipismo

Nos dias 26 e 27 de agosto, Maringá sedia a quinta edição da Copa Catuaí de Hipismo.

As provas acontecem no Clube Hípico de Maringá e terão a participação de atletas de diversas cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A prova faz parte do ranking estadual e é considerada uma das cinco maiores do Sul do Brasil. A entrada é gratuita.

A competição tem categorias escola X ao trote, com obstáculos de quarenta centímetros a 90 centímetros, e também as demais categorias, com salto de obstáculos que chegam a 1,30 metro. “As provas são divididas por altura do obstáculo e, dentro de cada altura, tem as subcategorias. Então tem a master, que é para quem tem mais de 40 anos, a amadores, para os proprietários de cavalos, a sênior, que é para os profissionais e assim por diante”, explica Gilberto Palma, um dos organizadores.

Neste ano, 350 pessoas já se inscreveram, número superior aos 330 da edição do ano passado, até então o recorde de inscrições. Quem deseja competir, pode acessar o site http://www.hipismoeco.com.br/sistema, preencher a ficha e pagar a taxa de inscrição e de estabulagem correspondente à categoria. O prazo encerra no dia 18.

A premiação, em espécie, chega a R$ 40 mil. Os primeiros colocados nas categorias escola receberão um overboard, uma espécie de skate elétrico, e os melhores nas outras categorias receberão troféus, medalhas e também prêmios em dinheiro – o primeiro colocado geral ganha o prêmio de R$ 5 mil.

De acordo com a organização, são esperadas 500 pessoas por dia de prova. O perfil dos que assistem à competição é composto majoritariamente por pessoas das classes A1 e A2 (75%), com curso superior (90%) e com propriedades rurais (80%), mas o objetivo é expandir o público.
“Queremos aumentar o leque, para que não se torne algo muito restrito. É um esporte olímpico e é muito completo, é legal que os diversos tipos de público conheçam”.

Fora dos horários de competição, todos os cavalos ficarão no estacionamento do Shopping Catuaí, onde as pessoas também podem visitá-los.

Fonte: O Diário