Maestro St.Lois, se despede das pistas e eu mudo minha opinião sobre aposentadorias

O cavaleiro José Roberto Reynoso ou a merecida aposentadoria de seu cavalo Mastreo St. Lois.

Durante a Copa Estoril JL Sitio Chuin, que aconteceu esse final de semana na Bahia, Zé Roberto Reynoso fez uma linda homenagem ao cavalo que o levou para as Olimpíadas. Foi a despedida do espetacular Maestro St. Lois das pistas.

Em muitas das cerimônias de aposentadorias que assisti, os cavaleiros dos animais que se despediam das pistas, choravam e pareciam tristes com o evento. Nunca entendi muito bem, o porque da tristeza, afinal é o momento que o cavalo vai ficar feliz e aproveitar sua vida livre no pasto. Me questionava se essa emoção toda não era uma frustração por não poder ganhar mais nas pistas com aquele animal, isso me parecia muito egoísmo.

Mas na cerimonia do Maestro, senti uma energia bem diferente. Assisti o momento pelo Instagram do Sítio Chuin e fiquei feliz em ver como o cavaleiro Zé Roberto Reynoso conduziu a homenagem. Ele fez um lindo discurso, falando não só do animal mas também das pessoas que estavam sempre ao lado do Maestro. Teve bom humor e mostrou sua gratidão por sua equipe e em especial ao Maestro, o cavalo que o ajudou a realizar o sonho de estar nos Jogos Olímpicos.

Zé Reynoso me fez entender melhor o que é essa tal aposentadoria, pois eu não aceitava que deveria ser algo triste. Virei mais fã ainda do Reynoso. Obrigada Zé por me mostrar como devem realmente ser essas homenagens aos cavalos que nos conduzem nas pistas.

Não posso esquecer de comentar sobre a atitude do Maestro, ele ficou todo o tempo ali ao lado do Zé, com uma calma e elegância de admirar. Em alguns momentos estava livre e muito confortável com os holofotes voltados para ele. Um verdadeiro astro. Ao final da cerimonia, parecia que não queria sair da pista, muito tranquilo ficou parado esperando pelos aplausos.

maestro
Foto: JC Markun
cavalo maestro
Foto: Gabriela Lutz