Gordinhos também praticam hipismo

Quem disse que gordinhos não podem montar a cavalo?

Várias vezes me perguntaram se para montar cavalos o cavaleiro tem que pesar pouco e se gordinhos podem fazer hipismo. Talvez a confusão venha por conta da restrição de peso para os jóqueis que varia entre 49 e 53 kg. Mas na verdade isso só acontece no caso das corridas de cavalos, nas outras modalidades não existe essa exigência.

Lendo o blog “A Fat Girl & A Fat Horse” percebi que amazonas e cavaleiros gordinhos muitas vezes sofrem com o julgamento das pessoas. Nesse blog a autora que é uma amazona acima do peso conta sua experiência montando seu cavalo e tem alguns relatos de cometários maldosos sobre o conjunto.

Já vi professoras se negando a dar aulas para alunos gordinhos, li textos de uma amazona preconceituosa criticando amazonas que estão acima do peso e ouvi nas pistas da hípica muitos comentários do tipo: “Coitado desse cavalo que tem que aguentar essa gorda nas costas”.

Claro que ninguém quer que uma pessoa obesa monte em um cavalo franzino, ou que pequenos pôneis sejam montados por cavaleiros muito grandes. Mas cavalos saudáveis podem suportar pessoas acima do seu peso sem que sua saúde seja prejudicada. E quem sabe fazendo um esporte como o hipismo, o cavaleiro avantajado possa perder alguns kilos.

Uma das coisas que chama atenção no hipismo é que podemos ver ginetes profissionais um pouco fora de forma. Tive a oportunidade de fotografar a premiação de um Grande Prêmio Internacional com cavaleiros profissionais e me lembro de ouvir um deles comentar para um dos vencedores: “Você é o único magro aqui no pódio.” A brincadeira aconteceu porque tirando o cavaleiro esguio os outros estavam todos gordinhos. Mesmo acima do peso eles estavam lá, no alto do pódio em uma prova importante do cenário hípico.

Ou seja os gordinhos também podem e devem praticar hipismo.

Vale dizer que não estou aqui pregando que as pessoas devem ser gordas, o que estou querendo dizer é que mesmo que estejam acima do peso os cavaleiros ou as amazonas não devem se intimidar com os sujeitos maldosos e preconceituoso. Lembrem, cavalos não ligam para sua aparência.

gordinhos