Como se preparar para uma prova de hipismo

Independente da modalidade equestre na qual você for escolher competir, existe uma série de dicas que, com certeza, vão te ajudar a aproveitar ao máximo o tempo antes e durante a competição para que a experiência seja a melhor possível.

By Wilson Dias/ABr (Agência Brasil [1]) [CC BY 3.0 br ], via Wikimedia Commons
Alguns cavaleiros e amazonas muitas vezes praticam o hipismo exclusivamente de maneira amadora. Só que isto pode se tornar uma motivação ainda maior para realizar uma boa prova e encher a si mesmo, seus amigos e sua família de orgulho já que qualquer competição é uma oportunidade para comemorações.

Para literalmente qualquer área da vida em que você esteja tentando melhorar, não há dica melhor que praticar de maneira constante e com dedicação. Devido a natureza progressiva e exponencial do treinamento, uma treino constante e consciente pode transformar um iniciante em um expert.

Apesar disto, não basta apenas praticar com a mente ausente e focada em outras coisas pois este tipo de treino sem foco comprovadamente não traz benefícios na hora de desenvolver uma habilidade, por isto durante a prática é bom tentar entrar em um estado de flow.

O estado de “flow” é um momento no qual o praticante de uma atividade, que pode ser física, mental ou ambas, entra em um estado de imersão completa e integrada no qual tudo é realizado com segurança e fluidez e os resultados atingidos são objetivamente melhores que fora dele.

É possível induzir o flow, mas para isto é preciso reunir alguns pré-requisitos fundamentais. A tarefa sendo realizada precisa ter objetivos claros e um tempo de duração definido, a pessoa precisa estar concentrada de maneira profunda e esforçada nela e, principalmente, é preciso haver um feedback imediato sobre como a tarefa está sendo executada.

Mesmo com todo o treinamento do mundo, é completamente possível se sentir ansioso antes de um grande evento e todo mundo já teve que combater a ansiedade em algum ponto da carreira. Yuri Martins, competidor profissional de poker e vencedor de diversos prêmios, recentemente compartilhou uma excelente maneira de lidar com a ansiedade nestas situações.

A ansiedade normalmente aparece quando você se sente muito desafiado e acredita que seu nível técnico está abaixo dos adversários ou do desafio que você vai enfrentar. De acordo com ele, não faz sentido gastar energia com o que você não consegue controlar – quem são seus adversários e o que eles vão fazer por exemplo – então a melhor solução é extrair o máximo possível do que está acontecendo e usar o momento para aprender e tornar a situação agradável.

Se preparando de maneira correta e mantendo os sentimentos sob controle, você terá uma boa prova. E sempre é importante lembrar que independente do resultado, especialmente se for uma competição amadora, o que importa não é exatamente o lugar do competidor em relação a todos os outros, mas sim o quão bem ele foi em relação aos seus próprios resultados passados e o quanto ele ainda pode evoluir se continuar com o treinamento.

Uma ótima dica para colocar em prática nas competições de hipismo, foque em você e seu cavalo e não fique ansioso se preocupando com os resultados dos outros concorrentes. Faça sua parte e se desafie.