Cavaleiro brasileiro será o porta-bandeira do Brasil em Londres-2012

A tarefa de carregar a bandeira do Brasil durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, no dia 27 de julho, ficará por conta do cavaleiro Rodrigo Pessoa. Nesta sexta-feira, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirmou o medalha de ouro em Atenas-2004 como porta-bandeira da delegação brasileira. Esta será a sexta participação do atleta nos Jogos.

Dono de três medalhas do evento mais importante do esporte – além do ouro em Atenas, faturou o bronze por equipes em Sydney-2000 e Atlanta-1996 – Rodrigo contou que a notícia foi uma surpresa, e garantiu que representar o Brasil também durante a abertura será um grande momento de sua vitoriosa trajetória no esporte.

– Este é um momento muito especial na minha carreira. Recebi a notícia com muita emoção. Foi uma surpresa bastante agradável. Disputar os Jogos Olímpicos é o sonho de qualquer atleta e estar à frente da delegação na Cerimônia de Abertura é um momento de muita honra. Depois de três medalhas olímpicas e chegando à minha sexta participação em Jogos, carregar a bandeira do país coroa a minha história olímpica. Espero ter um bom desempenho em Londres e representar muito bem o país – disse.

Nascido em Paris, Rodrigo é filho de Nelson Pessoa, considerado um dos melhores cavaleiros de todos os tempos. Além das conquistas em Jogos Olímpicos, competição que disputou pela primeira vez aos 19 anos, o brasileiro é tricampeão da Copa do Mundo e tem ainda dois ouros e uma prata em Jogos Pan-Americanos. Atualmente, ele está em Aachen, na Alemanha, para as competições do último Grand Prix antes da convocação oficial da equipe de saltos, marcada para a próxima segunda-feira.

residente do COB, Carlos Arthur Nuzman ressaltou que o cavaleiro representa os “valores olímpicos”, e que é um exemplo para os atletas do Brasil. E foi justamente Nuzman um dos responsáveis pelo momento mais importante da carreira de Rodrigo: a entrega da medalha de ouro de Atenas-2004, que aconteceu no ano seguinte, no Rio de Janeiro, após a desqualificação do resultado obtido pelo conjunto irlandês.

– Rodrigo Pessoa é um atleta que representa muito bem os valores Olímpicos. Sua carreira repleta de glórias é uma inspiração para todos os atletas brasileiros. O exemplo de Rodrigo vem de família. Quando um atleta chega aos Jogos Olímpicos pela sexta vez atinge um patamar único. A primeira medalha de ouro da história do hipismo é um feito inesquecível, ainda mais por ter sido entregue no Rio de Janeiro, em um cenário deslumbrante. O Brasil estará muito bem representado na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Londres 2012 – afirmou Nuzman.